terça-feira, 7 de julho de 2009

A primeira pesquisa na área da Eletroquímica, foi feita por Alexandre Volta no século XVIII, ele inventou a tão falada pilha eletrônica. Mas o principal impulsionados dessa ciência é Michael Faraday. Pois foi ele quem descobriu os mecanismos e leis da eletrólise, fenômeno que facilita a realização de experiências químicas com ajuda de correntes elétricas.
Reações Eletroquímicas: Se fundam na existência de moléculas com certo grau de instabilidade elétrica. Os elétrons são distribuidos ao redor de seu núcleo, os átomos podem atrair novos elétrons ou repelir alguns deles.
Existe outro tipo de moléculas, chamas átomos polares, que mesmo sem repartir os elétrons ( como se dá nos compostos iônicos ), eles possuem átomos com desiguais afinidades eletrõnicas.Quando se passa uma corrente elétrica através de substância composta de íons ou moléculas, pode-se ocorrer reações químicas produzidas como efeito do impulso elétrico.
O processo eletroquímico de aplicação mais freqüente é a eletrólise, que pode ser utilizada na obtenção de energia elétrica a partir da energia desprendida em uma reação química.Para tal se empregam sais iônicos dissolvidos ou fundidos em um recipiente ou cuba eletrolítica, em que também se introduzem os dois pólos ou extremidades de um circuito elétrico. Para que o circuito se feche, o líquido ou eletrólito contido na cuba deve ser condutor de corrente elétrica. Esta, ao passar pelo líquido, provoca transformações químicas e eventuais ganhos de energia. O pólo positivo submerso, ou ânodo, atrai os ânions ou íons negativos da solução, enquanto o pólo negativo, ou catodo, atrai os cátions ou íons positivos. As pilhas constituem uma aplicação especial desse tipo de processo.Incluem-se no campo de estudo da eletroquímica as chamadas reações de oxidação-redução, ou redox, nas quais, ainda que não haja nenhuma corrente elétrica exterior, produzem-se trocas de elétrons entre os diversos componentes. Assim, o elemento ou composto oxidante captura os elétrons do chamado redutor, para dar lugar a novas ligações químicas e, em conseqüência, a produtos de reação distintos dos iniciais. A eletrólise é um dos processos que dão origem a reações redox. As reações eletroquímicas, sejam eletrolíticas ou não, em geral são empregadas na obtenção de numerosos compostos gasosos, puramente metálicos e orgânicos.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Queremos resolver problemas de geração de energia ou soluções para possíveis problemas com energia. As razões que justificam o trabalho é a produção alternativa de energia. O assunto apesar de complicado ele é interessante e vai acrescentar conhecimento a todos, tanto os componentes do grupo como os outros de fora. O melhor aproveitamento da energia produzida por pilhas comuns e baterias ( acumulador de energia, que foi produzida a partir de reação de combustão, convertida em movimento e mecânica em elétrica ).O trabalho se dirige a toda população, mas principalmente a classe alta. Pretendemos levar informação ao público interessado. Queremos proporcionar esse conhecimento produzido através do trabalho apresentado.
Cronograma:
I- Levar informação.
II- Produzir conhecimento