terça-feira, 1 de setembro de 2009

Corrosão de Ferro

Na presença de ar úmido ou de água contendo oxigênio (ar) dissolvido, o ferro sofre um processo de oxidação, transformando-se em ferrugem, produto sem fórmula definida, mas que pode ser representado por Fe2O3 . xH2O.
A reação global do processo pode ser representada por esta equação:

2Fe + 3/2 O2 + xH2O ------> Fe2O3 . xH2O (ferrugem)

A ferrugem formada não adere à superfície do ferro, mas separa-se na forma de flocos, o que deixa o metal exposto continuamente ao processo de oxidação. À medida que o ferro se oxida, vai sofrendo corrosão.
A formação de ferrugem ocorre em duas etapas distintas. Inicialmente, forma-se Fe(OH)2 e , nesta etapa, o sistema reagente (Fe + H2O + O2) funciona como uma pilha galvânica, na qual o fluxo de elétrons é conduzido pelo próprio metal.
Os íons Fe²+ , formados na região do ânodo, migram peka água para a região do cátodo, no qual vão encontrar os íons OH- formados, originando o Fe (OH)2 que se oxida a Fe2O3 . xH2O. Em contrapartida, os elétrons liberados na região do ânodo migram, pelo próprio metal, para a região do cátodo no qual vão reagir com o H2O e o O2, originando OH-.
Quando outros metais (zinco, alumínio, níquel, etc.) são expostos ao ar úmido, também ocorre oxidação, mas os óxidos formados aderem à superfície do metal, constituindo uma película de proteção que interrompe a oxidação.

Por que a corrosão do ferro é mais rápida na presença de água do mar?
A corrosão do ferro ocorre sob a forma de uma descarga numa pilha galvânica. Os íons dos sais dissolvidos na água do mar vão facilitar a descarga e, com isso, acelerar a corrosão do ferro. Outras soluções iônicas também aceleram a corrosão do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário