terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pilhas comerciais

* Pilha seca comum ou pilha de Leclanché

É a pilha mais comum, usada nas lanternas, nos rádios portáteis, brinquedos, etc. A parede da pilha é um invólucro de zinco que funciona como o ânodo ( pólo negativo ). O cátodo é constituído por uma barra cilíndrica centrl de grafite mergulhado numa pasta úmida contendo MnO2 , NH4Cl e carvão em pó.
As reações que ocorrem na descarga são complexas e anda não totalmente esclarecidas. Provavelmente, são:

Semi-reações no ânodo:
Zn ---> Zn² + 2e-

Semi-reações no cátodo:
2MnO2 + 2NH4 + 2e- ---> Mn2O3 + 2NH3 + H2O


Essa pilha tem uma voltagem de 1,5 V e não pode ser recarregada. (Se pudesse, seria chamada bateria).
A pilha comum, conhecida como pilha seca ou pilha de Leclanché, foi inventada em 1866 pelo engenheiro francês George Leclanché.

* Pilha seca alcalina

É semelhante à de Leclanché, só que, nesse caso, o NH4Cl é substituído por KOH. Como essa base é fortemente alcalina, a pilha recebeu esse nome. A grande vantagem dessa pilha é ter uma durabilidade muito maior que a comum. Ela também não pode ser recarregada.

* Pilha de mercúrio

Também é uma pilha alcalina e não recarregável. O cátodo é uma pasta úmida contendo HgO e KOH; o ânodo é de zinco. Sua grande vantagem é manter a voltagem durante a descarga; por isso, é usada em instrumentos sensíveis, como aparelhos de surdez. Podem ser feitas em tamanho muito pequeno (miniatura de pilha), em forma de botão.

Semi-reação no ânodo:
Zn ---> Zn² + 2e-

Semi-reação no cátodo:
HgO + H2O + 2e- ---> Hg + 2 (OH) -

* Bateria de níquel-cádmio

O termo "bateria" já sugere que deve ser recarregável, como de fato é. Essa bateria é muito usada em calculadoras, telefones celulares, telefones sem fio e inpumeros outros instrumentos. Tem a grande vantagem, em relação à bateria de chumbo, de poder ser contruída em tamanho pequeno, o que facilita e amplia seu uso.
O ânodo dessa bateria é de cádmio e o cátodo é uma pasta úmida alcalina contendo NiO2 e KOH. É uma bateria alcalina; por isso, tem grande durabilidade.

Semi-reação no ânodo:
Cd ---> Cd² + 2e-
Cd + 2(OH)- ---> Cd(OH)2

Semi-reação no cátodo:
NiO2 + 2H2O + 2e- ---> Ni(OH)2 + 2(OH)-

* Bateria de chumbo

Como o nome sugere, é reacrregável e contituida por um ânodo de chumbo. O cátodo é de PbO2 . Ânodo e cátodo são mergulhados numa solução aquosa de H2SO4 , de concentração aproximadamente igual a 30% em massa, que corresponde a uma densidade de 1.28 g/cm³. Essa bateria tem 2V de voltagem. Nessa concentração, a segunda etapa da ionização do H2SO4 se dá em pequena proporção e os ânios predominantes na solução são os de H2SO4 .
A bateria de automóvel é uma associação de três ou seis celas unitárias. Como cada cela tem voltagem igual a 2 V, a associação terá voltagem de 6 V ou 12 V. Por ser uma associação de baterias, a bateria do automóvel também é chamada acumulador de chumbo.

* Bateria de lítio

É uma pilha recarregável que consiste de ânodo de lítio e cátodo de um óxido de outro metal. As baterias de lítio são caracterizadas por sua alta confiabilidade e grande durabilidade. É usada em relógios de computadores, em marca-passos cardíacos e em situações nas quais a falta de energia pode causar problemas sérios.

10 comentários:

  1. oi meu nome é Juh s2 Dil

    ResponderExcluir
  2. ADOOOOOOOOOOORO QUÍMICA !!!
    E estou cada dia mais apaixonada pelo funcionamento das pilhas.
    Sou muito GRATA a este site, que me proporcionou um conhecimento a mais sobre elas!
    Muitíssimo obrigada ao criador deste site.
    E espero novas atualizações nele, para que possa ficar mais atual!!!

    Beijos a todos !
    EU AMO O DIL*

    ResponderExcluir
  3. AMEI MUITO,ME SERVIU BASTANTE ESSE SITE,AGORA SIM ENTENDI O FUNCIONAMENTO DAS PILHAS,BATERIAS
    AMOOO DE PAIXAO NEM ME DA UMA CHANCE POR FAVORR

    ResponderExcluir
  4. QUEM É DIL QUE TODO MUNDO AMA ??? HAHAHAHAHAHAHAHHSHAHAHAHAHAHAHAHA
    EU NÃO AMO !!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O mamute do meu tio fugil da gaiola, dai o wendrik tava pegando umas mina e o fausto comendo um saco de aaroz e o roberto nadando no tiete, mas como o morcego ta rebelde ele deu biotonico pro sukita

    ResponderExcluir
  6. fautou so a bateria de hidreto metálico. mas gostei muito do conteudo parabens.

    ResponderExcluir
  7. faltou a pilha de combustivel mas ficou otimo o trabalho

    ResponderExcluir
  8. muito boa postagem, me ajudou muito :D

    ResponderExcluir