terça-feira, 1 de setembro de 2009

Reação de Oxirredução ou Redox

Se acrescentarmos o metal Zinco ( Zn ) a uma solução de ácido clorídrico ( HCl ) , a reação de metal de zinco com uma solução aquosa de ácido clorídrico produz cloreto de zinco e gás hidrogênio, e pode-se observar uma efervescência.
Devido a transferência de elétrons do metal zinco para o cátion H, há mudança dos estados de oxidação. Zn perde 2 elétron ( Zn > Zn² ) e 2H ganha 2 elétrons ( 2H > H² ).
As reações nas quais há tranferência de elétrons de um reagente para outro foram chamadas reações de oxirredução ou redox. A perda de elétrons foi denominada oxidação e o ganho, redução. Zn(sólido) + 2H²(aq) ------> Zn²(aq) + H2(g) é uma reação de oxirredução. O Zn sofre uma oxidação, pois perde 2 elétrons; o H sofre redução, pois ganha 1 elétron.
O reagente que perde elétrons numa reação de oxidação é chamado agente redutor. O que ganha elétrons é o agente oxidante. Na reação em questão, o Zn é o redutor, porque perdeu elétrons ou porque sofreu oxidação, e o H é o oxidante, porque ganhou elétrons ou sofreu redução. De fato, foi o Zn que reduziu o H; portanto, ele é o redutor; em contrapartida, foi o H que oxidouo Zn; logo, ele é o oxidante.
Uma perda de elétrons acarreta um aumento de nox, ou seja, uma oxidação produz aumento de nox. Um ganho de elétrons provoca diminuição de nox, ou seja, uma redução produz diminuição de nox. Assim, o Zn perdeu elétrons ou sofreu oxidação e seu nox aumentou, pois passou de zero para +2. Já o H ganhou elétron ou sofreu redução e seu nox diminuiu, passou de +1 para zero.

Resumindo
Perda de elétrons --> Oxidação --> Aumento de Nox
Ganho de elétrons --> Redução --> Diminuição de Nox
Oxidante --> Ganha de elétrons --> Sofre redução
Redutor --> Perde elétrons --> Sofre oxidação

Nenhum comentário:

Postar um comentário